Procurar      
Inglês       Espanhol       Francês
Minas / Interior - Notícia
 
 
Festa da Tangerina Ponkan agita Tocantins
Município é o maior produtor da fruta na Zona da Mata

Você já comeu alguma fruta com mais de meio quilo? Na cidade de Tocantins um concurso escolheu uma tangerina Ponkan de 564 gramas. O concurso faz parte da Festa da Tangerina Ponkan que comemora o auge da colheita. O município é o maior produtor da fruta na Zona da Mata.

Os galhos chegam a envergar. Nesta safra, que vai até agosto, os produtores de Tocantins devem colher 4,2 mil quilos, 600 quilos a mais do que em 2009. Um dos motivos está no campinho de futebol da comunidade rural de Ubeba, onde acontece a Festa da Tangerina Ponkan.

Um dos concursos escolhe a fruta mais bonita da lavoura. Primeiro, cada um dos cinco jurados escolhe as duas tangerinas maiores e mais maduras.

As dez selecionadas são pesadas uma a uma. De tão grandes quase não cabem na balança. E em menos de meia hora já sai o resultado.

A fruta campeã pesa mais de meio quilo, 564 gramas. É mais do que a vencedora do ano passado que tinha 535 gramas.

Adriana Alves é a primeira produtora mulher a participar do concurso e comenta que vai comer a fruta com a família.

O outro concurso escolhe o melhor pomar. O vencedor foi o produtor Finamor Varela que planta 600 pés de Tangerina em seu sítio. A propriedade tem quase quatro hectares. Há seis anos Finamor trocou a lavoura de fumo e arroz pela de tangerina pela lucratividade.

Ele obteve a maior pontuação no concurso que leva em conta, por exemplo, as técnicas de plantio e os cuidados com o meio ambiente. A Festa da Tangerina Ponkan em Tocantins vai até domingo (13).


Jornal WebMinas - Com agências

11/06/2010 - 16:27
 
 
   
OUTRAS NOTÍCIAS
 
01/09/2014
 
29/08/2014
 
28/08/2014