Procurar      
Inglês       Espanhol       Francês
Canto do Galo - Eduardo de Ávila
 
10/08/2015 - Ganhamos um ponto
 

Ao contrário de muitos diletos amiGalos, achei o resultado bom diante do Goiás. Lógico que preferia e até mesmo gostaria de ter voltado com os três pontos. Afinal me desloquei até Goiânia com essa intenção. Lá tive a oportunidade de rever e me emocionar ao reencontrar pessoas que o tempo e a distância acabam nos privando.

É uma cidade em que muito se assemelha a Belo Horizonte, tanto pelo traçado quanto pelas construções, mas - sobretudo - pela quantidade de lindas mulheres. Fui recebido por um amigo dos tempos de infância, adolescência e de república estudantil. Pudemos juntos relembrar e resgatar casos deliciosos dos velhos tempos. Em que pese sua preferência clubística ser antagônica à minha, quero voltar breve ao Centro Oeste para dar continuidade a esse agradável reencontro. Valeu! Goiânia foi hospitaleira com este mineiro.

Reitero que ganhamos um ponto. A bem da verdade, o Galo sentiu as ausências de Pratto e Luan, ficando ainda sem a opção do Carlos para o ataque. O forte e apavorante calor ainda contribuiu demais e impediu a repetição de brilhantes atuações que o time do Levir vem mostrando na competição. O empate não abalou minha convicção e crença na conquista do título brasileiro de 2015.

Aliás, a única situação que pode tirar o rumo certo da conquista é a velha conhecida “maracutaia”, promovida pela CBF. Continuamos com dois pontos à frente do segundo colocado e agora somamos seis sobre um time carioca, dois times sempre beneficiados por “equívocos” de interpretação de árbitros. Preocupa, pois são, pela ordem, os conhecidos CBFIEL e CBFLU. Coincidentemente, nas duas últimas rodadas ambos tiveram penalidades não assinaladas, a favor de seus adversários. Estranho!

Na quinta-feira, teremos pela frente o Grêmio, que enquanto eu voava de volta para Belo Horizonte sapecava cinco a zero no Internacional. Bem feito para os colorados. Esses gaúchos zombaram quando o Galo foi eliminado, em dois jogos atípicos, mas vem pagando com a “praga” Atleticana que desconhecem. Tigres que o diga. Coisa boa! Brinquem com o nosso “eu acredito”. Tenho confiança num grande resultado diante do tricolor gaúcho e no distanciamento dos concorrentes.

Salvo melhor juízo, caso Luan e Pratto sejam liberados, deveriam entrar nos lugares de Cárdenas e Tiago Ribeiro. Ao meu sentir, a escalação ideal para os 21 jogos restantes deveria ter como base: Victor; Marcos Rocha, Léo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete, Giovane Augusto e Guilherme; Luan e Pratto. Assim, “eu acredito” na conquista, com Guilherme e Luan alternando de funções durante a partida. Teríamos um time forte e um excelente banco de reservas. Evidente que, no restante da competição, em algumas circunstancias (suspensão e contusão) algum jogador não atuaria. Mas é, em minha concepção, a melhor formação.

Faltando duas partidas para o encerramento do primeiro turno e todos os jogos de volta, o Galo ainda fará um deles em campo neutro, frente a outro time mineiro e o restante exatos dez em casa e outros dez fora de Belo Horizonte. A tendência de manutenção do que aconteceu até agora, permite projetar que o Galo chegue ao final com mais de 80 pontos, o que asseguraria a conquista. Repito, só mesmo a CBF, como historicamente já o fez, tiraria nosso favoritismo.

Duas considerações finais;

- Os preços dos bares do Serra Dourada são muito mais acessíveis que nos dois estádios de Belo Horizonte. Tive de pedir à caixa para repetir o valor, tamanha foi minha surpresa. O mesmo não se aplica à lanchonete do aeroporto Santa Genoveva. Cafezinho e pão de queijo saíram mais caro que um bom sanduíche em Belo Horizonte.

- A partir da próxima semana, neste mesmo espaço, outro Atleticano ocupará este delicioso espaço. Quero agradecer aos leitores que, religiosamente, leram meus pitacos aqui nos últimos anos. Novo e similar desafio me aguarda pela frente. Posteriormente postarei em minha página do facebook a respeito dessa alteração.

No mais, Galo Sempre!!!