Procurar      
Inglês       Espanhol       Francês
Sérgio Moreira
 
26/02/2016 - Frente da Gastronomia Mineira
 

Criada em maio de 2014, a Frente da Gastronomia Mineira - FGM tem por objetivo reunir esforços em prol da defesa, valorização e promoção da Gastronomia Mineira nos mais diversos âmbitos. Hoje, a FGM reúne Instituições públicas e privadas, a exemplo do Sistema Fecomércio, BELOTUR, Secretaria de Estado Turismo e Esportes, Sebrae/MG, Secretaria de Estado de Cultura, Abrasel/MG, Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, FECITUR, CDL/BH e AMiGa entre outras, além de profissionais e formadores de opinião, instituições de ensino, pesquisadores e demais interessados no tema, formadores de opinião ligados à gastronomia mineira, instituições de ensino e pesquisadores do tema que, de forma conjunta e articulada decidiram por atuar diretamente a partir de três diretrizes iniciais: Advocacy, Promoção da Gastronomia Mineira e Identificação, proteção e valorização dos modos de fazer e produtos tradicionais da gastronomia mineira.

Realização de apoio público em defesa de causa ou proposta baseada em ações estratégicas, apoiadas a partir de um grupo mobilizado em rede que fomenta a visibilidade à causa de maneira a influenciar o ambiente político na tomada de decisões em prol da mesma. Torna-se uma maneira de atuar em bloco para que a força de cada uma das pessoas e instituições que compõe essa frente possam se somar a daí facilitar a execução das ações propostas.

Identificação, Valorização e Proteção dos Produtos e Modos de Fazer Tradicionais de Minas Gerais: Trata-se do debate, reflexão e demais temas referentes à legislação, proteção de saberes e modos de fazer tradicionais, identificação e valorização de produtos em desuso ou em esquecimento.

Promoção da Gastronomia Mineira: ações e iniciativas que tenham como alvo a promoção da gastronomia mineira, seus produtos, modos de fazer e profissionais. Tais ações devem envolver desde atividades junto aos eventos gastronômicos no Estado, fora dele, em âmbito nacional e/ou internacional, como ainda a inserção de produtos e profissionais mineiros junto ao setor gastronômico, turístico e cultural. www.frentedagastronomiamineira.org

O artista plástico Fernando Pacheco comemora em março , os 10 anos do seu Painel "Voar, que está no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte . Fernando Pacheco tem trabalhos em vários países, como a China, japão, Itália, França entre outros. Em março, ele vai fazer uma exposição de seus trabalhos no Automóvel clube de Belo Horizonte.

Salão de Turismo ABAV MG- Após nove edições de sucesso em Belo Horizonte/MG, o Salão de Turismo da ABAV-MG se consolida como um dos principais eventos do setor turístico da capital mineira. A ABAV-MG promoverá o evento exclusivo para o público de turismo no Dayrell Hotel & Centro de Convenções no espaço - Dayrell Theatre, no dia 18 de março . Visando otimizar recursos, e assim contribuir para o aumento da geração de negócios da sua empresa, fizemos algumas modificações na montagem do stand, que não altera o resultado final do nosso evento. O objetivo da feira é ter qualidade e funcionalidade para todos os participantes. A estimativa é de que a feira receba mais de 1.000 visitantes. Além disso, agentes de turismo de diversas regiões do Estado também já possuem presença garantida na 10ª Edição do Salão do Turismo da ABAV-MG, por meio das delegacias regionais da entidade, que irão fretar ônibus para trazer os profissionais até a Capital. Haverá grupos do Centro Oeste, Norte de Minas, Sul, Triângulo Mineiro, Zona da Mata e Vales do Aço, Rio Doce e Mucuri. abavmg@abavmg.com.br 

COMIDA DI BUTECO -  Este ano serão 20 cidades em todo o Brasil, no período de 15 de abril a 15 de maio. Os pratos terão custo máximo de R$ 25,90. Ao todo, participarão 500 estabelecimentos, sendo 125 em Minas Gerais e 45 na capital mineira. Participam apenas estabelecimentos em que o dono está à frente do negócio. ABRIL é o mês dos botecos! Além de ser um sucesso, do aumento do volume de vendas, das melhorias estruturais dos botecos, também amplia o fluxo turístico, gerando renda e empregos. Em 2015, 4600 empregos foram gerados e mais de 4 milhões de pessoas foram afetadas diretamente. Tivemos um crescimento de 35%. Divulgar marcas, demonstrar o objetivo dos patrocinadores e as funções de seus produtos é meta do Comida di Buteco. Em 2016, a Ambev comercializará três sabores de Brahma Extra: Lager, Weiss e Extra Red Lager. E pela segunda vez, a Chandon, uma bebida para todas as ocasiões. As taças são fornecidas gratuitamente aos estabelecimentos. E neste ano, teremos a Tabasco, um molho que já vem pronto, completo.

Feriados - A folia do carnaval passou, mas 2016 ainda tem muito feriado  curtir as viagens :MARÇO
25 a27- Semana Santa
(Dia 24 é ponto facultativo)
ABRIL
21 - Tiradentes
MAIO
1º - Dia do Trabalhador
08 - Dia das Mães
26 - Corpus Christi
AGOSTO
14 - Dia dos Pais
15 - Assunção de Nossa Senhora
SETEMBRO
7 - Independência do Brasil
OUTUBRO
12 - Nossa Senhora da Conceição Aparecida/Padroeira do Brasil/Dia das Crianças
NOVEMBRO
02 - Finados
15 - Proclamação da República
DEZEMBRO
08 - Imaculada Conceição
25 – Natal

Normandy- O gerente geral do Normandy Hotel, José Carlos Menezes vem inovando os serviços do hotel com promoções de hospedagem para  grupos e empresas, além de ter criado um cardápio de dar água na boca no café da manhã e no almoço. O hotel tem espaços acolhedores, vistas fantásticas e uma localização excelente em frente a Igreja São José , o Normandy Hotel é ideal para conhecer em profundidade a vida da capital mineira  rodeada por serras . Situado em pleno coração de Belo Horizonte, o Normandy Hotel oferece aos seus hóspedes uma atrativa oferta para quem viaja a turismo de lazer ou cultural - ou em viagens de negócios.. Com 164 espaçosos quartos e uma área de lazer com piscina dedicada ao bem estar diário. Rua dos Tamoios 212 - Tel (31) 3115-9500  reservas2@normandyhotel.com.br   www.normandyhotel.com.br 

5ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DO JAPÃO -Iniciando o calendário de eventos culturais, e pelo quinto ano consecutivo, Belo Horizonte se prepara para receber o Festival do Japão, entre os dias 26 a 28 de fevereiro, no Expominas. O Festival tem como objetivo a propagação da cultura japonesa, o intercâmbio social, cultural e econômico entre esses dois países. O evento já está consolidado no calendário mineiro, visto que mais de 20 mil pessoas visitaram a feira nas edições anteriores e este ano são esperadas cerca de 25 mil. Alguns diferenciais na feira deste ano poderão ser conferidos. Destaque para a exposição de WASHI (um tipo de papel japonês que é utilizado em várias funcionalidades, como convites de casamento, restauração de livros, papel de parede, bolsas, carteiras e até sapatos!). Inclusive o papel WASHI foi tombado pela Unesco. A temática este ano será Arte em Papel. As oficinas que utilizarão o Washi serão: WASHI-Ê E KURUMI-Ê.

Várias oficinas serão ligadas ao papel WASHI, como : - Kurumie – montagens de bonecas a partir do papel- Pipas- Kirigami- Experimentação em Origami

- Mangá – desenhos no papel- Ikebana – arranjos florais;Além das oficinas a feira terá: Concurso de Miss Nikkei e de Cosplay, Praça de Cerâmica (com mostras, oficinas, venda). Serão três dias repletos de atividades, com apresentações de shows musicais como taikos, danças típicas japonesas, artes marciais como judô e kendo, a tradicional arte da Cerimônia do Chá, exposição de Ikebana, exposições e workshops de cerâmica, oficinas de arte, além de bazaristas. Outra área que será oferecida é a culinária japonesa, com pratos que já fazem parte do cardápio brasileiro, como yakishoba, sushi, harumaki, tempura, yakisoba, espetinhos, dentre outros. Oportunidade também para experimentar a culinária artesanal com pratos pouco conhecidos do público mineiro, como o Karé raisu,UDON e LAMEN (bem no estilo japones), OKONOMIYAKI, TAKOYAKI, OBENTOU (espécie de marmita)  e o doce dorayaki. Para quem adora os mimos japoneses, também terão expositores comercializando produtos e artigos típicos, gerando negócios e renda. Vale a pena conferir a riqueza da tradição japonesa.
 

O Festival do Japão em Minas é uma realização da Associação de Cooperação em Ciência e Tecnologia Brasil-Japão e do Escritório do Cônsul Geral Honorário do Japão em Belo Horizonte, sendo o último responsável por toda a programação cultural. LOCAL:  Pavilhões I e II, do Expominas  Avenida Amazonas, 6.030 - Bairro Gameleira - Belo Horizonte. www.festivaldojapaominas.com.br

A Rede Ímpar de Hotéis anunciou  Aline Morais como nova gerente de Reservas e Eventos. Graduada em turismo pela Estácio de Sá e em letras pela UFMG, Aline acumula 14 anos de experiência no setor, com passagens pelos hotéis Caesar Business Lagoa dos Ingleses e Hotel Financial. “Para esta função, a expectativa é contribuir para o crescimento da marca, consolidando a empresa no mercado hoteleiro e tornando-a referência no segmento”, afirmou a executiva. O contato de Aline Morais é: eventos@imparhoteis.com.br. A Ímpar Hotéis é gerida pela PGCR Hotelaria e atualmente conta com dois empreendimentos em operação na capital mineira.


 

Imagem: Divulgação

Reunião da Frente da Gastronomia Mineira no começo deste ano


Imagem: Divulgação

O artista plástico Fernando Pacheco comemora em março , os 10 anos do seu Painel


Imagem: Divulgação

Um dos salões do Normandy Hotel


Imagem: Divulgação

José Carlos Menezes com o vice-presidente da ABAV/MG, Toninho da Matta


Imagem: Divulgação

Festival do Japão reúne a cultura milenar e a culinária oriental